domingo, 19 de fevereiro de 2012

A TRADIÇÃO DO SAMBA EM JACAREPAGUÁ

Hoje é carnaval. Que mais poderia escrever neste blog senão sobre carnaval, escolas de samba e outros assuntos similares. Este ano deve desfilar no grupo especial a escola “Renascer de Jacarepaguá”. O nome é bastante sugestivo, pois este conhecido bairro do Rio não é representado no grupo especial desde 1965. Falo da “União de Jacarepaguá”, hoje uma escola que luta para subir ao grupo de acesso visinho da Escola de Samba Tradição,  tem sua sede na Estrada Intendente Magalhães, e também é palco de desfile de escolas de samba menos afortunadas.
A União de Jacarepaguá desfilou no grupo especial de 1957 a 1965. Durante este período disputava a melhor bateria com a Mocidade Independente.  A escola de Padre Miguel tinha o melhor diretor de bateria, já a de Jacarepaguá era mais bem equipada com seus instrumentos de percussão e possuía melhores percussionistas, e durante este período tirou nota dez em todos os anos, menos um: Neste ano o Mestre André, famoso diretor de bateria da Mocidade entrou em descordo dom a diretoria e foi dirigir a bateria da União de Jacarepaguá. Foi um desastre!
A União de Jacarepaguá revelou Paulinho da Viola. “... Não pensava em novo amor, quando alguém que não me lembro anunciou: Portela...” Ele não se lembra mais eu sei: Foi um ex-diretor da Portela chamado Aloísio. A história foi a seguinte. Este Aluísio, presidente as União de Jacarepaguá, resolveu se candidatar a diretor da Portela e saiu vitorioso. Influenciado pelo Natal, o grande líder da Portela, que alegava que três grandes escolas competindo, na mesma região, só poderiam enfraquecer o carnaval em Madureira. O Aluísio resolveu promover a fusão entre a Portela e a União de Jacarepaguá. Embora grande parte dos componentes tenha aceitado a idéia, parte dos componentes e da diretoria resolveu desfilar e dar continuidade à agremiação. A escola ficou em penúltimo lugar e até hoje figura entre as escolas que sonham um dia desfilar entre as grandes.
Outra curiosidade sobre estes “grêmio recreativo” de Jacarepaguá é que foi a primeira escola de samba a ter uma presidente mulher como presidente. A médica Dra. Ligia Nascimento, que presidiu a União de Jacarepaguá entre 1071 a 1973.

Nenhum comentário: