segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DEVE UM SOCIALISTA GOVERNAR UM ESTADO NEOLIBERAL?


Certos livros são escritos em resposta a uma situação conjuntural de um momento histórico, Assim foi o “Esquerdismo – Doença infantil do comunismo” de Vladimir I. Lênin.
Lênin acreditava que os comunistas deveriam participar de parlamentos burgueses, convivendo lado a lado com deputados burgueses, sempre tentando representar os interesses do proletariado.
A pergunta que eu faço é a seguinte: deve um socialista presidir um país que segue uma política neoliberal? O Lula depois de várias tentativas conseguiu se eleger tendo como vice um liberal, o empresário José Alencar. Lula tem como origem ideológica no “tradeunionismo”, tendência ideológica de cunho socialista que prega “todo poder aos sindicatos de trabalhadores”. Lula conduziu o país com uma política de inclusão social, diversificou o mercado, diminuindo a dependência dos Estados Unidos e Europa e protegeu as empresas nacionais. No mais governou de forma neoliberal, contrariando sua própria ideologia. Na mesma linha vem seguindo a atual Presidenta, de origem marxista-revolucionária, e hoje governa com Michel Temer, presidente do PMDB, que as exemplo do vice anterior, tem tendências ideológicas neoliberal.
Os governos Lula/Dilma antes de privatizar aeroportos, vinham oferecendo concessões de estradas de rodagem federais à iniciativa privada. A privatização de aeroportos é uma das condições para que a Copa do Mundo e as Olimpíadas ocorram em nosso país.
É muita ingenuidade pensar que só porque Lula é Socialista e Dilma foi (ou é?) comunista, estes vão governar para os oprimidos. Eles foram eleitos para governar para as classes dominantes.
Volto a perguntar: Deve um líder operário governar um estado burguês?

Um comentário:

mabel disse...

Caro mano
lembrando que o tal Estado Burgu~es só o é porque existem duas forças antagônicas dentro dele: a burguesia e o proletariado. Senão nem existiria capitalismo.
O capitalismo funciona no tripé capital trabalho e governo. O governo apenas media o poder das duas forças. Em períodos em que o capital está mais fortalecido o governo é mais duro com o trabalhador. Em períodos em que o trabalho está mais fortalecido o governo tende para o proletariado. É nesses últimos que temos a oportunidade de educar e organizar o trabalhador. Por isso acho justo que pessoas comprometidas com o socialismo e mesmo com o comunismo assumam o poder.
Entretanto a correlação de forças é muito dura e aqueles que lutam por um futuro socialista não devem "deitar na cama" e esperar que o governate resolva os problemas. Ele vai ser apenas um dos elas dessa disputa.