quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SELEÇÃO NATURAL É APENAS UMA TEORIA?


Se Deus existe ou não existe eu não posso dizer. Mas a teoria criacionista, pela minha experiência de vida, é falsa! Durante o curso de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas aprendi vários métodos, visando o desenvolvimento de novas variedades de plantas úteis. De acordo com o tipo de reprodução da cultura e características que queremos conferir à nova variedade usam-se métodos que privilegia a seleção natural ou a inibe.
          Um método chamado “bulk”, por exemplo, onde uma área é dividida em diversas parcelas. Em cada parcela é plantada sementes da planta que se quer melhorar. Após cada parcela é colhida, uma parte das sementes volta a ser plantada no mesmo lugar. Assim se repete por várias gerações: Sempre uma parte das sementes é plantada no mesmo lugar. Devido à seleção natural, este método induz ao surgimento de plantas que produzem mais sementes, com alto percentual de germinação, e que crescem mais rápido. Desta forma obtêm-se plantas mais produtivas e mais precoces. Depois de várias gerações é feita uma competição entre as linhagens (parcelas), quanto são escolhidas as candidatas à uma nova variedade. Quando se deseja características que contrariam a seleção natural, como plantas mais baixas, este método não é recomendado.
          Este é apenas um exemplo, que apresento de forma simplificada, para mostrar que a ciência se utiliza da seleção natural para desenvolver plantas e animais com característica previamente planejada. A seleção natural é algo palpável, que pode ser observada, sentida e até usada em nosso favor. Não se trata apenas de uma mera teoria!

Nenhum comentário: