terça-feira, 13 de março de 2012

MELHOROU NOSSA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA


           Como já foi escrito aqui, mesmo com ideologia contrária, nem Lula nem Dilma foram capazes de quebrar os paradigmas de neoliberalismo. Porém juntamente com uma política de livre mercado, pouco protecionista, aberta à globalização, investiu pesado em políticas sociais. No início o “bolsa família” parecia mais uma das políticas clientelistas tão comuns e governos populista, depois se promoveu uma campanha de eletrificação de todas as casas do país, agora se almeja levar moradia digna a grande parte da população de baixa renda no Brasil.
            Mas as pessoas gostam de números: afinal os governos Lula e Dilma trouxeram maior distribuição de renda em nosso país? Há muitas décadas o IBGE criou o índice Gini, que compara a renda dos 50% mais pobres com os 10% mais ricos.

            Como se pode observar no gráfico acima durante a ditadura militar de 64/84 aumentou a diferença entre ricos e pobres no nosso país. Esta dtendência ainda se manteve noa primeiros anos pós ditadura. Com a redemocratização e a nova constituição o quadro começou a reverter, embora timidamente. Porém nos últimos dez anos houve uma melhora significativa na distribuição de renda do povo brasileiro: “a renda dos 50% mais pobres cresceu 68% em 10 anos e a renda dos 10% mais ricos cresceu 10%, ou seja, a renda dos 50% mais pobres está crescendo seis vezes mais rápido do que a renda dos 10% mais ricos em uma década”. Porém ainda temos muito que melhorar, pois ainda temos uma das distribuições de rendas mais perversas do mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Tem alguma coisa errada neste gráfico. De acordo com os dados do IBGE no link, o índice de Gini do Brasil em 2010 foi 0,536

http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/ipece-informe/Ipece_Informe_19_novembro_2011.pdf

Carlos David Ide disse...

A referência na qual eu colei este gráfico, foi o "Yahoo Notícias", no dia da pulicação desta postagem. Mas a diferença foi de milésimos!
Não sou da área de humanas e meu blog não pode servir de referência científica para este tema.