sábado, 14 de janeiro de 2012

QUEM É O "DONO" DAS ENCHENTES?

A grande mídia coloca na condição de no mínimo idiota as famílias que moram em locais de riscos, seja nas encostas das montanhas ou às margens dos cursos d’água. São consideradas ignorantes e desinformadas, que não têm amor à própria vida. Todo ano aqui no Brasil dezenas de pessoas morrem em função de desastres causados pelas chuvas tropicais, alem de centenas de milhares de desabrigados. A grande mídia também responsabiliza os governos por não retirar as famílias das regiões de risco. As mesmas fontes de informações “perdoam” o povo brasileiro e as autoridades por não vivermos em um país desenvolvido.

Todo os anos dezenas de furações chegam a costa do Sul dos Estados Unidos, maior economia do mundo. Seguindo a lógica da mídia brasileira, como pode o furacão Katrina destruir Nova Orleans? Nos filmes mostrados pelas emissoras de televisão foi possível observar grande número de casas (lindas, é verdade!) de madeira, sem condições de resistir um vento forte. A cidade era cercada por um dique para proteger de inundações, que não resistiu. Porque viver em uma cidade protegida por um dique? Não é melhor morar em terras altas?

Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos, com uma população metropolitana de mais de doze milhões de habitantes, pode sumir do mapa de um dia para o outro. Los Angeles se encontra na extremidade de uma placa tectônica que pode provocar enormes terremotos ou mesmo rachar a terra e tragar todo mundo. Os americanos sabem disso. Os habitantes de Los Angeles também. Inclusive já fizeram até filmes sobre o assunto!

Por falar em terremotos não podemos nos esquecer da segunda economia do mundo, que no ano passado foi devastado por um grande terremoto, com direito até a um vazamento nuclear.

Não sei por que o ser humano tem o costume de morar em áreas de risco. Os japoneses nada podem fazer. A não ser se mudar para o continente. Mas Nova Orleans poderia ser construída em local mais alto. Los Angeles poderia ser uma cidade de porte médio, Nápoles poderia estar longe do Vesúvio, os brasileiros deveriam deixar a região serrana do Rio de Janeiro para a Mata Atlântica.

O Brasil foi abençoado por Deus por ficar localizado no centro de uma placa tectônica de baixa atividade e não estar em regiões atingidas por furacões ou tufões. Mas Deus também dá espinhos: estamos em uma região tropical úmida, sujeita a deslizamentos e enchentes. Mesmo sem nenhuma atividade humana estes fenômenos acontecem! Cabe a população fazer bom uso de seu território e o Estado garantir o direito de moradia em local mais seguro. Está aí o programa “Minha casa minha vida”. É só tocar para frente, sem demagogia, com determinação e honestidade.










Nenhum comentário: