sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PRIVATARIA TUCANA - PARA MÍDIA O ESCÂNDALO NÃO ESTÁ NO CONTEÚDO, NAS NO LIVRO EM SI

Um colega publicou no Facebook uma lista de 220 grandes escândalos nos últimos trinta e cinco anos. Quem gosta de escândalos é a mídia. Escândalo vende jornal, vende revista, e aumenta a participação dos anunciantes na televisão. Escândalo também dá poder à mídia. “Quem tem informação tem poder!” E “contra a força não há argumento!” Qualquer pessoa que cai na antipatia da mídia está em maus lençóis. Mesmo que esta pessoa seja impoluta, sempre há um preposto pilantra que a mídia usa para sujar o seu nome.

O número de escândalos nem sempre se relaciona com o número e com a ordem de grandeza das falcatruas. Na época da ditadura, a mídia nem era doida de divulgar as mamatas. A mídia também depende dos anunciantes. São eles que sustentam os jornais, revistas e TVs. Se uma grande empresa está envolvida em atos ilícitos, o caso muitas vezes é abafado. Por outro lado se uma corrente política começa a arranhar os interesses de algum setor do empresariado, a mídia logo é “forçada” a puxar o tapete.

Na lista deste colega, quase metade dos escândalos foram nos últimos anos, porém devemos lembrar, que prefeitos e até governadores estão perdendo o mandato. Alguns até tem dormido na cadeia. Hoje em dia, muita coisa está sendo apurada com mais seriedade. A tradicional pizza, com marmelada de sobremesa nem sempre tem sido servida.

Um governo que tenta diminuir as desigualdades sociais, mesmo sem querer quebrar os grandes paradigmas do neoliberalismo, está muito mais propensos a escândalos do que um governo tutelado pelo capital financeiro internacional.

A edição do livro "PRIVATARIA TUCANA", surgiu como se um jornalista sério da televisão (no caso da “Rede Record”) chegasse ao microfone e falasse um monte de palavrão e obsenidades! Para a mídia o escândalo não é o conteúdo, mas o livro em si!









Um comentário:

TheRizmil José Luiz Rizzo disse...

Grande amigo e companheiro!! Genial este seu artigo....
Obrigado pela sua amizade.
Boas festas!

Rizzo/.