quarta-feira, 26 de outubro de 2011

10 MOTIVOS PARA VIVERMOS NO SÉCULO XXI

Infelizmente o século XXI não chegou para todos. Pelo menos metade da humanidade vive em uma época onde não há sistema de educação, saúde, saneamento. Epidemias de cólera, malária e mais recentemente a AIDS, disseminam entre as populações como as pragas se espalham no meio de suas plantações. É a fome. É a miséria.
Mas pensando bem as condições da África, atualmente, não é pior que as da Europa na Idade Média, quando a Peste Negra, por exemplo, quase extinguiu sua população. Havia fome, miséria. O sofrimento e a morte eram apenas a vontade de Deus.
Estes são os excluídos... Essa gente simplesmente não existe no mundo capitalista! O atual sistema não utiliza estas pessoas nem para explorar sua força de trabalho nem para consumir! Lamentavelmente a inclusão social será sempre um pouquinho mais que uma retórica enquanto a burguesia dominar o mundo. “-Não precisamos deles!”
.
Mas você que tem acesso à Internet pertence a metade dos “incluídos”. Parabéns, você está no século XXI!
Veja as vantagens de viver neste século:
.
1) VIVEMOS MAIS!
A perspectiva de vida do ser humano dobrou em um século. Não precisa dizer mais nada!
.
2) TEMOS MAIS SAÚDE!
É incrível! Para quase todas as patologias causadas por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos, já existem cura ou é possível prevenir. Algumas inclusive estão erradicadas no mundo. Muitas doenças congênitas e genéticas, ou oriundas da idade, já não assusta mais. O câncer deixou de ser pena de morte. A dor física há muito deixou de ser uma coisa corriqueira. Com analgésicos e antiinflamatórios cada vez mais potentes “a dor sumiu”!
.
3) VIVEMOS SOB MENOS TABUS.
As religiões judaico-cristãs foram construídas em cima do medo do castigo divino. Estes preceitos sempre serviram às classes dominantes. O sistema burguês trouxe consigo um mundo mais racional. Surgiram durante este período todas as ciências modernas. O corpo humano passou a ser estudado em toda sua plenitude. O tema “sexo” passou a ter que ser discutidos nos meios acadêmicos e mais tarde até pelas pessoas comuns. Por outro lado com os métodos contraceptivos foi possível separar sexo para procriação do sexo para prazer. Com isto os tabus da virgindade e do sexo antes do casamento, entre outros, deixaram de ter relevância.
.
4) TEMOS MENOS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES.A ciência tem demonstrado que a distância genética entre os povos do mundo é muito pequena. Geneticistas têm observado que a base genética da população mundial é muito estreita (isto pode ser ruim e até alarmante!). Por outro lado osas ppopulações humanas sempre migraram muito, sendo difícil encontrar uma linhagem totalmente pura.
Pelos mesmos motivos mostrados no item três, o preconceito contra mulheres separadas perdeu o sentido de ser. O homossexualismo e a prostituição passaram a ser mais toleradas, embora houvesse momentos históricos que tais práticas eram bem aceitas pela sociedade.
Embora ainda haja muito que se cumprir, a mulher cada vez mais se impõe na sociedade moderna, muitas vezes competindo em pé de igualdade com os homens. A desvalorização da mão de obra de imigrantes de países em desenvolvimento na Europa e nos EUA é uma realidade, porém não chegam a ser escravos como na antiguidade.
.
5) AMAMOS MAIS NOSSAS CRIANÇAS.
Todos conhecem a história de João e Maria, cujos pais, muito pobres, jogaram-nos no meio da floresta para os lobos comerem. No final, após vencer uma bruxa, as crianças encontraram um tesouro elevaram para seus pais e ... viveram felizes para sempre. Hoje em dia estes pais seriam presos e perderiam para sempre a guarda dos filhos. Até duzentos anos atrás crianças eram vista como investimento na formação de mão de obra familiar. Quanto mais cedo aprendessem a trabalhar melhor. Ter muitos filhos era ruim, pois era mais uma boca para alimentar. Os mais velhos eram preservados para dar continuidade aos “negócios da família”, os outros eram castrados e vendidos para o clero para cantar no coro da igreja, por exemplo. Ou, se tivesse sorte, eram encaminhados para “carreira militar”. Ou seja, ser bucha de canhão. Jogar os filhos aos lobos era só mais uma opção.
.
6) HORRORIZAMOS-NOS COM A ESCRAVIDÃO.
Hoje em dia ficamos horrorizados com uma notícia que em tal lugar um grupo de trabalhadores são tratados como escravos: Trabalham e não recebem salário por conta das roupas que usam e comida que comem.
Há pouco mais de cem anos atrás, isto era aceito como normal por muita gente, inclusive na velha Europa.
.
7) ABOMINAMOS TORTURAS.
Sabemos que existem torturas em quase todas as polícias do mundo. Na guerra este expediente ainda é utilizado com bastante freqüência. Mas nenhum governo ou nenhuma corporação admite a prática da tortura.
Há menos de cem anos a tortura era instituída em muitos lugares desenvolvido do mundo. No passado já se torturou abertamente em nome de Deus e Jesus Cristo!
.
8) TEMOS PREOCUPAÇÕES COM A NATUREZA.Até cinqüenta anos atrás ninguém se preocupava seriamente com a natureza. Um ou outro naturalista, talvez. O mundo era grande e ainda havia muita terra para explorar, a despeito das vaticinações de Malthus. É claro que o problema ambiental hoje é muito sério, mas vem de uma prática milenar. Apenas repetimos o que vinham fazendo nossos avós. Só que hoje temos muito mais poder. Hoje todos os povos do mundo estão sendo educados para preservar e cuidar do meio ambiente. Reconhecer estes erros milenares é um grande passo. Acredito que saberemos resolver esta questão com galhardia. Pelo menos depois da morte do capitalismo.
.
9) SOMOS MAIS AUTÊNTICOS
Embora ainda não possamos dizer tudo que pensamos, temos mais liberdade de pensamento. O que nos torna diante da sociedade como pessoas mais verdadeiras.
.
10) SOMOS MAIS LIVRES.A grande maioria da população mundial já é alfabetizada. Há alguns séculos havia até reis analfabetos! O conhecimento das letras nos dá asas para a leitura, para o conhecimento e para informação. Uma condição para sermos livres é termos consciência das coisas. Um bebê não tem a liberdade de sair sozinho na rua porque não tem consciência do perigo. O conhecimento é um alicerce forte sobre o qual cada um constrói a sua liberdade. Hoje recebemos mais informações por dia que um aldeão na Idade Média, durante toda sua vida.

TUDO ISTO NÓS LEGAMOS DO SISTEMA BURGUÊS QUE TANTO VENHO COMBATENDO. PORÉM TODO PESSISMISMO COM RELAÇÃO A RAÇA HUMANA VEM DA CRISE EXISTENCIAL QUE PASSA O CAPITALISMO NA ATUALIDADE.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Estou feliz em viver nesse momento da humanidade, e quero ajudar a fazer um mundo ainda melhor!
Tio, vc disse que é um infinitézimo e o pior é que somos mesmo, ontem nasceu a criança que transformou a populaçao mundial em 7 bilhões de pessoas!! somos uma gotinha no oceano! mas eu acredito que podemos melhorar o mundo!!

Anônimo disse...

ah, esqueci de dizer que sou euzinha, ana ide

Lílian disse...

Adorei o texto e o blog ! temos tantos bons motivos pra viver, e o pior, é que ainda reclamamos tanto ....