domingo, 22 de abril de 2007

CASAMENTO

.............Já faz algum tempo que venho pensando muito em assuntos como família, filhos, casamento, sexo e coisas correlatas. Finalmente me separei. Foi uma revolução a moda inglesa, quando os senhores feudais perceberam a burguesia inglesa já havia tomado o poder. No fundo estamos separados há quase três anos, ou mais, quem sabe. Nosso relacionamento se extinguiu aos poucos e quase não houve o choque da separação.
A humanidade vem se desenvolvendo técnico e cientificamente muito rápido, simplificando nossas vidas e criando sempre novas necessidades. Portanto a sociedade vem evoluindo de forma muito rápida. Os aspectos culturais e morais geralmente não conseguem acompanhar uma evolução tão rápida. Por isto católicos fervorosos se divorciam e até fazem aborto, mesmo sabendo que estão se arriscando a queimar no fogo eterno. A moral cristã condena até a camisinha! A cultura e a moralidade se baseiam em tradições e dogmas. Muitas destas tradições tem fundamento atual, outras se fundamentaram no passado, mas hoje se encontram obsoletas e até entra em choque com a modernidade. Outras tradições jamais tiveram justificativas aparentes, porém nunca atrapalharam em nada na relação entre os homens, porém hoje podem causar problemas.

.............Veja como funciona a família hoje: Os pais vão trabalhar pela manhã e deixa seus filhos, de dois a dezoito anos, na escola, seja no pré-escolar ou no ensino fundamental. Ao meio-dia dia as crianças voltam para casa, almoçam, e ficam sob os cuidados da empregada ou da avó (que é, ma realidade, de outra família!). As crianças assistem televisão e/ou entram e navegam na internet, se relacionando muito pouco com os parentes próximos. Os pais chegam á noite cansado, assistem televisão, mexem no computador e sobra muito pouco tempo para os filhos. Nos finais de semanas os pais conseguem se comunicar um pouco com os filhos, porém o vício dos membros da família em computador e TV, vem dificultando o diálogo entre pais e filhos.
.............O que se observa é que cada vez mais os pais tem menor influência na educação dos filhos.
.............Se eu fosse apresentar uma proposta de como deveria ser a família do século XXI, no atual momento (posso mudar de idéia depois) eu diria o seguinte.

.............Os jovens deveriam se casar entre vinte e cinco anos e trinta anos. Durante o período em que estivessem casados eles seriam fiéis (se não forem terão que pagar indenização pesada ao cônjuge). Neste período teriam um ou dois filhos. O casamento só duraria sete ou oito anos, dependendo do número de filhos. Depois, compulsoriamente se divorciariam legalmente (mesmo se fossem para viver juntos). Os homens fariam vasectomia. Um segundo casamento seria proibido. Os filhos, a partir do primeiro ano do ensino fundamental, morariam em colégios internos e, a cada final de semana passaria com um dos pais. As férias também seriam divididas entre a casa da mãe e a casa do pai. Desta forma os pais ainda teriam como educar seus filhos, segundo seus preceitos morais. Em colégio interno, as crianças teriam mais noção de ordem e disciplina e aprenderiam a amar e respeitar os pais (papo meio conservador, não é?). Os pais teriam como trabalhar despreocupados, e viver uma vida independente de família durante boa parte do tempo. As pessoas poderiam namorar, viver juntas, se separarem sem dar satisfação a ninguém, pelo resto da vida!

Um comentário:

Jordana, disse...

Muito interessante seu texto!
eu publico coisas minhas no blog tb, no geral publico o que eu gosto ainda que seja de outra pessoa!