............No atual momento do sistema capitalista é realmente vantajoso deixar de ser empregado pra se tornar um microempresário? Tornando-se um pequeno capitalista você deixaria de ser explorado e seria um explorador?
............Tentarei ser o menos marxista possível.
............Você abre uma empresa com aquele dinheiro que vinha guardando há algum tempo. Adquire um imóvel para se estabelecer, compra móveis, maquinarias, matéria prima, e contrata dois ou três empregados. Passa-se alguns anos, com muito custo você paga todos os investimentos iniciais. Sua microempresa foi bem sucedida.
............Ao fazer a contabilidade você verifica, que o seu lucro deu para pagar, a matéria prima, repor algum material permanente, pagar todos os empregados e ainda sobrou um tico-tico. Mas espere! Você pagou o gerente da sua empresa? Ah! Sua empresa não tem gerente! Mas se você, ao invés de trabalhar, em sua empresa você contratasse um gerente de sua confiança. Assim você poderia curtir a vida: ir à praia em dia de semana, viajar para a Europa. Por quanto você contrataria um gerente? Se você for procurar no mercado vai observar que o salário de um bom gerente (tão bom quanto você) e de extrema confiança, custa duas vezes tudo que sobrou de lucro para você. O salário deste hipotético gerente deveria ser a sua parte pelo trabalho dentro do seu negócio, o lucro líquido verdadeiro seria o lucro que você contabilizou, menos o salário do hipotético gerente. Neste caso você esta tendo um bruto de um prejuízo!
............Neste ponto observamos que “alguém” comeu o seu lucro e parte do seu salário. Este “alguém” é uma espécie de patrão invisível chamado “competição intercapitalista”, que à semelhança da mais valia rouba do microempresário parte de seus proventos. O microempresário compra sua matéria prima no varejo, nunca no atacado, repassando para os grande empresários parte de seu lucro. Na diferença entre o valor do varejo e o valor do atacado se encontra uma das formas da "mais valia" que a competição intercapitalista rouba do microempresário. Na prática um microempresário funciona como um empregado sem nenhum direito social e sem nenhum amparo legal. Atualmente, no capitalismo, só há lugar para os grandes.
........................................................................................................................................................................
PORTANTO PAREM DE TER ILUSÕES DE FICAR RICO HONESTAMENTE NESTE
SISTEMA BURGUÊS E VAMOS LUTAR POR UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA!
Um comentário:
É a Mais-Valia em cascata. Você pensa que explora, mas apenas é um capataz do explorador mor, que é o grande capital. Não importa quanto a pessoa ganha. Se ela tem, no final das contas, só a mercadoria força de trabalho pra vender, ela não passa de um pseudo burguês. Na verdade, um pseudo burguês é pior que o verdadeiro burguês, porque é ele que cria uma imagem equivocada, (disfarçada de classe alta, media e baixa), que dificulta a unidade da classe operária contra o verdadeiro capitalista.
Postar um comentário