quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

DE BEM COM O MUNDO

.... Vinha de uma família bem sucedida: Seu pai tinha sido proprietário de uma fazenda com centenas de cabeças de gado. Dono de uma papelaria bem freqüentada no centro da cidade. Em seu sítio reunia, semanalmente, os amigos para um tradicional churrasco. Pelo menos uma ou duas vezes por ano patrocinava, através de sua loja, animadas cavalgadas, da qual participava com alegria contagiante. Todos na cidade eram seus amigos. Não possuia um desfeto sequer. Este era seu grande segredo de sucesso: Vivia de bem com o mundo.
..... Ele fora um garoto mimado, tinha de tudo e sempre exigia mais. Todas as pessoas o tratavam bem, pois amavam seus pais. Mas ele achava que o mundo podia lhe dar mais, e exigia dos pais. Estes, sempre que possível, o satisfaziam, pois amavam seu filho, incondicionalmente. Depois de algumas tentativas, ingressou na Faculdade de Veterinária. Longe dos pais conheceu mulheres, participou dos mais variados tipos de festas e bacanais onde rolava todos os tipos de drogas. Experimentou ter relações com rapazes e gostou. Após oito anos voltou para casa sem o diploma. Seu pai já velho e doente, desgostoso com a situação do herdeiro, pois sendo um homem conservador, não adimitia ter um filho maconheiro e viado, acumulou dívidas, vendeu a loja e empenhou a fazenda. Um dia fechou seus olhos para sempre.
.... Hoje, já beirando os quarenta anos, explora umas baias, herança do pai, alugando-as para os proprietários de cavalos puro sangue, que vivem na cidade. Já não dorme em berço de ouro. Indignado com o seu destino, hostiliza os outrora amigos de seu pai e não se dá com os vizinhos. Nem os animais escapam de seu mau humor: um dia ele atirou em um cão porque cobriu sua cadela no cio. No outro colocou um cavalo puro sangue (que não era seu) para "dar uma lição" em um pangaré que insistia em vir se alimentar em seu pasto. O motivo de sua decadência se explica: Ele está de mal com o mundo.
..... A explicação é obvia: se você está de bem com o mundo, o mundo é teu amigo. E de um amigo você tem tudo. Se você está triste, o amigo lhe consola. Se está com fome, lhe dá comida. Se está com frio, ele lhe dá abrigo. Se você faz aniversário, ele lhe traz presente. Se você está de mau com o mundo, este lhe tratará, no mínimo, como um qualquer: o pão de cada dia tem que ser conquistado palmo a palmo, com muito suor!
.... Livros e mais livros de auto ajuda em vão! É só para tirar dinheiro dos tolos! O segredo do sucesso é o amor ao próximo, o amor fraterno, o amor pela natureza: é estar de bem com o mundo e com a humanidade.

Nenhum comentário: