Poesias, crônicas, piadas e considerações filosóficas são de responsabilidade de Carlos David. Se esta página for fraca, chata ou monótona, o mérito é todo dele!
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
CREDULIDADE
terça-feira, 30 de agosto de 2011
IGUALDADE
domingo, 28 de agosto de 2011
LIBERDADE

Lá pelos meus vinte anos, foi que eu ouvi pela primeira vez o conceito marxista de liberdade: “LIBERDADE É A COICIÊNCIA DA NECESSIDADE!” Passei alguns minutos refletindo e falei para o dirigente comunista cinqüentão, que me havia proferido esta definição.
- Não entendi! Poderia me explicar melhor.
- Quando você estiver na minha idade você vai compreender!
Achei a resposta presunçosa, mas guardei o conceito. Mas o que é liberdade? É voar como um passarinho? Então porque as pessoas podem se enclausurar e se sentir livre. É fazer tudo que lhe vem à cabeça? Não, não é! É ter direito a voz e a voto? Não! Isto é conceito de democracia: nós nunca podemos dizer tudo que pensamos, e votamos na melhor opção, e não naquele ou naquilo que julgamos ser melhor! “A liberdade de um termina onde começa a do outro!” Estes são os limites da liberdade, mas não é um conceito. “A liberdade é como um edifício quando mais fortes forem seus alicerces, mais alto pode ser sua estrutura.” Também se refere a limite, porém há algo de interessante. O que vem a ser este “alicerce”?


O “alicerce” representa todo o conhecimento, informações e sabedorias adquiridas ao longo da vida. Você só é livre para fazer aquilo que você sabe fazer. Caso contrário você pode causar prejuízo a você ou ao próximo. A gente tem uma noção melhor quando olhamos para uma criança. É lógico que uma crinaça não pode brincar com cobras “naja”, tampouco com jacarés. Certamente será picada e morrerá, ou será devorada! Por isso a eterna vigilância dos pais sobre as crianças e adolescentes. Também explica o porquê da maior idade ser aos dezoito anos. A sociedade também não permite que pessoas não qualificadas desempenhem determinada função. No Brasil é crime o exercício ilegal da profissão da medicina, da engenharia, etc. Também é crime um médico retirar o apêndice de um paciente que não tenha este órgão infeccionado. Também é crime construir algo desnecessário em uma obra de engenharia, apenas para encarecer a construção. Como vemos, estes profissionais só tem a LIBERDADE de fazer aquilo que eles têm COINCIÊNCIA DE QUE É NECESSÁRIO!
Quando fazemos algo pela qual não temos consciência da necessidade, ou estamos prejudicando alguém, ou estamos atentando contra nós mesmo. Portanto NÃO TEMOS A LIBERDADE DE FAZÊ-LO.