“A liberdade do cidadão termina onde começa a do outro!” Isto é, talvez, o mais importante princípio do liberalismo. Embora durante toda existência do capitalismo no mundo, este princípio jamais tenha funcionado. Como sabemos a liberdade das pessoas sempre foram aviltadas pela exploração do homem pelo homem. Os domínios ideológicos sempre foram expandidos com máxima do tipo. Você é livre para ter seu próprio negócio, trabalhar para uma empresa e depois sair para trabalhar em uma concorrente. Você tem a liberdade até de não fazer nada! Você tem o direito de dizer o que pensa (desde que não prejudique o vizinho com injúrias) e fazer o que quer (desde que não deponha contra a liberdade de viver de outras pessoas). Como sabemos nada disto nunca existiu.
Hoje se diz, quer dizer, se repete que a internet e o celular democratizaram a informação. Será verdade?
O que tenho visto hoje, depois de 56 anos, é a unanimidade burra de Nelson Rodrigues. Se você é de uma determinada camada social tem que cumprir determinados ritos ou será condenada ao mais profundo ostracismo. Você tem que gostar de novelas, big brothers. Ouvir axé, forró, funk ou até mesmo um sambinha ou MPB, na maior altura enquanto bebe uma cerveja ou qualquer outra bebida. Não se conversa, não se debate, não se troca opinião. Todos tem que gostar daquilo que seu grupo social gosta! E tem que ter as mesmas opiniões! Mesmo se for na velha forma da dicotomia de ser contra ou a favor, sem nenhuma análise crítica. Mas se observarmos um pouco mais ser contra ou a favor é a mesma coisa, pois na realidade as opções são infinitas.
Nas centenas de canais de TV, através da internet, obtemos milhões de informações, muitas antagônicas ou disparatadas. As conversações via “Orkut” ou ‘msn” são bastante lacônicas e até mesmo truncadas pelos usuárias.
Conclusão: as pessoas deixaram de se comunicar entre si. Cada pessoa é proprietária de seu próprio sistema de informações, cada uma tem sua formação ética, moral, religiosa, ideológica, com quase nenhum contato com as concepções éticas, morais, religiosas e ideológicas do visinho. Só não existe uma enorme Babel entre os seres humanos, porque as classes dominantes com todo poder sobre a mídia manipula a formação ética, moral, religiosa e ideológica. E todos nós seres humanos globalizados perdemos, sem sentir nossa liberdade. ESTAMOS VIVENDO A MAIOR DITADURA DE TODOS OS TEMPOS!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário