:
“Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”, diz a sabedoria popular. O desenvolvimento acelerado da ciência e da tecnologia, principalmente nas áreas de eletrônica, telecomunicações e informática, em particular a internet, cria-se a sensação de que todos nós podemos, ao apertar de meia dúzia de teclas tornarmos PHD em qualquer ramo do conhecimento humano. Esta sensação de onisciência é notada particularmente nos jovens. É muito fácil, basta digitar www.google.com.br, teclar as palavras-chaves e uma gama de informações estarão ao alcance de nossos olhos!
As pessoas de mais idade, que tem dificuldade de se adaptar aos novos tempos, não sabe mexer com computador e muito menos acessar a internet, já estão sendo consideradas pessoas superadas, cidadão de segunda categoria!
Ah! Quão tolo são estes jovens! Como são imprudentes! Presa fácil para a mídia, este monstro, bichinho de estimação de capitalismo selvagem, que dominam seus cérebros, “formatando-o” e colocando novos “programas” e acoplando e sua rede.
Informação, informação, informação. Estamos sempre informado de tudo que acontece no Brasil e no mundo. Temos acesso a todo o tipo de informação que queremos em apenas alguns segundos. Será que tanta informação nos tornam pessoas cultas, cheias de conhecimento? Será que hoje qualquer um pode ser considerado um Sábio? Informação, conhecimento e sabedoria é a mesma coisa?
O Brasil tem oito milhões quinhentos e treze mil quilômetros quadrados. Isto é uma informação. Como provar ser verdadeiro? Como foi medido e com que precisão? Quais as implicações e importância para o nosso país ter este território tão vasto? A respostas a estas perguntas e a outras do gêneros é conhecimento. Porém, talvez, somente um caminhoneiro aposentado tenha uma noção exata da grandeza de nosso país. Isto é sabedoria!
Informações são frases soltas, que um indivíduo toma para si, sem saber se suas implicações são realmente é falsas ou verdadeiras. “O tabaco possui alto teor nicotinamida, uma importante vitamina.” Uma informação desta pode levar qualquer um a concluir que fumar faz bem à saúde.
O conhecimento geralmente é resultado de pesquisas científicas, e geralmente é o que aprendemos na escola e na faculdade: “Durante vinte anos pesquisou-se o estado de saúde de duas mil pessoas, mil fumantes e mil não fumantes, divididos em vários grupos, diferenciados pelo sexo, faixa etária, grupo étnico e chegou-se a conclusão que o cigarro aumenta a incidência de câncer de pulmão”. Isto é conhecimento.
“Na época que eu fumava, eu pegava resfriado com mais facilidade, vivia com bronquite, andava um pouquinho e já cansava. Cigarro faz mal!” Isto é sabedoria, experiência de vida. A sabedoria, geralmente é empírica, porém grande parte das coisas do dia a dia não temos como comprovar cientificamente, por isso a sabedoria é, ainda muito importante e indispensável para a humanidade.
Para concluir, aconselho aos jovens, se que informação, procure a internet, se quer conhecimento, estude. Porém se quer sabedoria, procure conversar com pessoas mais velhas, mesmo que elas sejam analfabetas em informática.
“Luiz! respeite Januário. Respeite os oito baixos de seu pai...” Luiz Gonzaga.
Um comentário:
FANTÁTICA CRÔNICA CARLOS.
É ORIGINALEMENTE SUA?
MANDE PARA UM GRANDE JORNAL. TEM GRANDES CHANCES DE SER PUBLICADADA.
Postar um comentário